Look Street Art

31 ago

Vocês acham que vão vir aqui e rir de fotinho engraçada de gente que não teve presença paterna na infância? Pois botem seu outfit aprendizado, peguem seu Gombrich e se preparem para a palmatória: hoje vou dar uma aula sobre história da street art. Look especial para você que acha que Banksy é o nome do remédio que o McQueen tomou para se matar. Não gostou? Você está out, pois moda e arte andam lado a lado, assim como o Marco Nanini e o Ney Latorraca (escrever Neyla Torraca e corrigir tá super usando).

Primeiramente: óculos e cabelo preso. Sim. Me chamem de vendido. Eu chamo de vida sexual ativa. Por mais que eu siga os princípios do TDUL diariamente, quando a namorada vem, eu me esforço um pouco mais. Existem coisas melhores que dignidade (e.g. um boquete). Agora vamos à obra: é uma loja de eletrônicos, tecnologia. Para melhor fruição da obra, é fundamental recriar o raciocínio do artista: “Um CPU, ok. Caixinhas de som, checado. Um monitor, aí. O que mais é tecnológico e dá uma ideia do que vendemos nessa loja?”.

Usar o Homem de Ferro tornou dessa peça uma masterpiece do estilo contemporâneo, da apropriação, do remix e dos millenials. O fato do artista não assinar só confirma que ele, com espírito livre e braços abertos, aceita que não existe mais copyright.

Aqui, embora a olho nu, a primeira referência seja O Jardim das Delícias de Bosch, aqui fica clara a colaboração: enquanto um artista (ou art designer, como gosto de chamar) representa a brasiliedade, o rococó, o superrealismo, o outro (responsável pelo “traidor!!” ) traz a anarquia e o nonsense do dadaísmo. Diego Rivera não seria tão politizado e urgente. E ainda assim seu perder seu laissez-faire: não há nada de errado em lucrar com a arte. E que melhor maneira fazer isso do que escreveu seu nome e telefone? Falando em nome, Léo Graffitis me fez pensar em outro Léo: o Da Vinci.

Como ignorar o stencil? Fundamental para possibilitar que o homem comum dissemine sua ideologia, seus pensamentos e sua criação. Os mais fracos de alma podem imaginar que seja apenas uma catalogação das caixas de luz da rua, mas eu gosto de acreditar que existe um universo gigante por trás desse GAY gravado ali. Harvey Milk chora, orgulhoso.

E falando nisso tudo, terminamos a aula de hoje com o Hieronymus Bosch fazendo a bicha petulante (a.k.a DIVA):

Quero um resumo de 3 linhas na caixa de comentários.

19 Respostas to “Look Street Art”

  1. Pi 31/08/2011 às 10:21 #

    Tipo, eu acabei de devolver o Gombrich pra biblioteca (sério), senão eu pegava já e aprendia essa lição, professor.

  2. Pi 31/08/2011 às 10:23 #

    Ps.: JÁ TINHA VISTO essa foto do Homem de Ferro no Confraria Onanista =D

    • Gabriel Von Doscht 31/08/2011 às 10:50 #

      Reaproveitamento de foto. PEGO NO FLAGRA!

  3. Thiago Lins 31/08/2011 às 10:53 #

    Meu velho, não é por nada não, mas acho que um dos borrões ao lado do Homem de Ferro é a assinatura do artista. O cara está atrás da autoria; ainda que desconhecida.

    • Vinícius Perez 31/08/2011 às 11:35 #

      Acredito que ele simule uma autoria, uma autoria claramente ilegível, exatamente para criticar a comercialização da arte.

  4. Pati 31/08/2011 às 11:57 #

    Percebi a escolha de telas azuis para combinar com o layout do blog, achei in, apesar de combinação estar out, acredito no pendanstismo suave da escolha de telas que representem nossa brasilidade neo-pós-dadaista com toques minimalistas barrocos.

    http://rockandglamour.blogspot.com/

  5. Carol 31/08/2011 às 12:57 #

    Libera mais cedo querido professorrrrrrr!

  6. Miguel Prytoluk 31/08/2011 às 13:45 #

    apesar de combinação estar out, acredito no pendanstismo suave da escolha de
    Faltou com certeza assinalar a fúria nos olhos das máquinas, a CPU e o Monitor
    embebidos em raiva. E como não notar ali, do lado do “TRAIDOR” que tenta impor
    sua predominância como intervenção, aquela marca singela, síntese do grito das
    ruas, que representa o Working Class Hero da capital pampa: TRICO LOR??? Outra coisa:
    Pô cara, tirei uma foto contigo, meio bêbado, confesso, contei pra minha namorada que olha o blog todo dia e ela já tá achando que é mentira, até eu to achando que é mentira. Tem como me mandar a foto por email?

    • Vinícius Perez 31/08/2011 às 14:06 #

      Perdemos teu e-mail, bróder! Passa aí que eu mando!

    • Miguel Prytoluk 01/09/2011 às 01:25 #

      miguenelson@hotmail.com
      E que venham os spans

      Hahaha, valeu cara! E pra aproveitar o post, deixa eu contar uma historinha: Tu foi super simpático comigo, tirou foto e tal, fiquei super feliz. Aí eu entro no beco e tá ali o Beto Bruno. Cruzei umas 5 vezes com o cara e não resisti, falei alguma coisa. Ele meio que presta atenção e ao ver que a pergunta (não lembro o que, mas envolvia o show que ele iria tocar no outro dia) era dirigida a ele enquanto membro da Cachorro Grande, se irritou e me ignorou. Porra, ainda se eu fosse um fã babaca. Eu puxei um papo como eu puxaria com qualquer pessoa… Como diria Peter Parker: Grandes poderes exigem grandes responsabilidades.

    • Vinícius Perez 04/09/2011 às 19:09 #

      Isso é por enquanto. Espera eu gravar meu acústico MTV pra tu ver o babaca que eu vou virar.

  7. Micaela Pianezzola 31/08/2011 às 13:53 #

    Uma dica do que as moças estão usando agora, na falta de dinheiro pra ficar na moda… http://migre.me/5B0nj

  8. Renata 31/08/2011 às 13:59 #

    e ninguém fez o resumo….. kkkkk

  9. Chuck 31/08/2011 às 14:01 #

    Estava utilizando um ornitorrinco como sabonete, dando graças a Deus que meu nutricionista liberou essa iguaria na dieta, quando me deparo com a representação do Homem de Ferro que claramente remete à versão cinematográfica. O autor de tamanha obra, não só ignorou o copyright como também jogou Donatelo às feras ao dizer não a Jack Kirby mostrando que a verdadeira arte realmente foi vendida aos grandes estúdios de Hollywood.

  10. Lucas 31/08/2011 às 23:10 #

    “Me chamem de vendido. Eu chamo de vida sexual ativa.”

    HAHAHAHAHA, isso e o parágrafo do Homem de Ferro me fizeram rir alto.

  11. Simone 01/09/2011 às 09:12 #

    Tu tá cursando Mestrado em comunicação visual? Isso é Estética e Cultura em Massa na Veia!

  12. brunoruchiga 01/09/2011 às 13:28 #

    o fotógrafo aparecendo no reflexo do óculos é estilo

  13. Lu 01/09/2011 às 15:01 #

    Pera…é o que mesmo ? pera…pera..não eu não entendi nada

  14. Amanda 02/09/2011 às 19:10 #

    Pulling a Vik Muniz, reaproveitando fotos de outro blog. #Trendy #SucessoInternacional #EcoFriendly

Comentários encerrados.

